Como encontrar seu antepassado português


Pode ser mais fácil do que parece. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. São necessárias algumas informações mínimas como:

  • Nome Completo do Português;
  • Data ou Ano aproximado de Nascimento;
  • Filiação (nome dos pais);
  • Local de Nascimento (distrito, conselho e freguesia/bairro).

Lembrando que para os cidadãos nascidos antes de 1911, as buscas deverão ser feitas diretamente nos Arquivos Distritais, pois até este ano não existiam cartórios civis e os cidadãos portugueses eram registrados nas igrejas.

Por onde devo começar?

Para começar o processo de busca de certidões em Portugal e obter a sua cidadania portuguesa, você deve iniciar a busca destas informações através de outros documentos do seu familiar português, falando com familiares (no Brasil e em Portugal) e na colheita de informações sobre seus antepassados.

O objetivo é tentar recolher o máximo de informação sobre o local de nascimento do antepassado português.

Existem sites que ajudam a encontrar?

Caso a pessoa não tenha nenhuma informação sobre o ascendente, existem os sites que podem auxiliar nessa busca de informações, tais como, Tombo.ptFamily SearchMuseu do Imigrante, entre outros portais de busca.

1. Dentro de casa

O primeiro documento de um estudo genealógico é a sua certidão de nascimentoNela estão contidas as informações básicas da sua história: sua filiação e os nomes dos seus avós, tanto maternos quanto paternos.

Em seguida, pesquise a documentação dos seus paiscertidões de nascimento, de casamento e de óbito. Faça o mesmo com os documentos dos seus avós e bisavós. Converse com os membros mais velhos da família, pois alguns deles assumem o papel de guardião desses documentos.

Veja: A certidão de nascimento via de regra nos informa mais duas gerações: pais e avós. As certidões de casamento e óbito informam os nomes da geração imediatamente anterior, por exemplo, a certidão de casamento dos seus avós traz também os nomes dos seus bisavós.

2. Cartórios e arquivos paroquiais

Em falta dessas certidões, descubra o local de nascimento, casamento ou óbito dos seus ancestrais.

Dessa maneira, você pode consultar os cartórios dessas regiões e solicitar tais documentos. Muitos cartórios brasileiros e portugueses já estão completamente digitalizadosPor norma desde 1 de Janeiro de 1889 todos os registros civis passaram a ser registrados pelo Estado brasileiro. Antes disso esses registros eram feitos pela Igreja católica através das paroquias. Portanto será nos assentos paroquiais — nada mais  que livros onde estão registrados os batismos, matrimônios e óbitos — que você poderá encontrar as informações sobre seus ascendentes antes de 1889.

3. Sites de genealogia

Há sites que disponibilizam registros genealógicos e que ajudam a construir a sua árvore genealógica. Alguns, inclusive, conectam você com outros parentes distantes. O mais famoso é o familysearch.org, mas há ainda o myheritage.com e o ancestry.com.

4. Grupos de genealogia no Facebook.

Há uma oferta grande de comunidades virtuais no Facebook que se dedicam a discutir e a trocar informações e documentos sobre genealogia e cidadania portuguesa. Algumas são específicas para a aquisição da nacionalidade portuguesa. Entre nesses grupos, leia o que é publicado e compartilhe as suas dúvidas.




Oferecemos serviço pago de assessoria, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa! Estamos a disposição para lhe atender!

O nosso trabalho é realizado por especialistas em Cidadania Portuguesa. Sabemos exatamente o que precisa ser feito do inicio ao fim, sem delongas e com orçamento justo, conosco você obtêm a sua cidadania portuguesa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Freguesia, Concelho, Distrito?

Cidadania Portuguesa e Espanhola para Descendentes de Judeus Sefarditas