Como iniciar o Processo de Cidadania Portuguesa
O primeiro passo é saber:
✔️ Quem é o português da sua família?
Você precisa saber quem é, exatamente, o seu antepassado português, pois é necessário apresentar a certidão de nascimento dele para poder dar entrada em seu processo de cidadania. Quer saber como encontrar seu antepassado português: clica aqui!
✔️ Quem está vivo depois do português ?
O filho ou o neto do português precisam estar vivos para poder adquirir a cidadania e depois transmitir o direito para seus descendentes.
Agora que você já sabe quem é o português da sua família, o próximo passo é:
✔️ Localizar e solicitar a certidão de nascimento do português.
Se a certidão não estiver informatizada, é necessário solicitar uma cópia certificada dessa certidão para instruir o processo de cidadania.
O segundo passo é descobrir onde o português se casou:
✔️ Se o casamento não ocorreu em Portugal é necessária realizar a transcrição de casamento em uma Conservatória do Registro Civil de Portugal.
Para o processo de transcrição de casamento é necessário apresentar a certidão de nascimento do cônjuge, a certidão de nascimento do português e certidão de casamento deles.
✔️ Se o português se casou em Portugal, também é necessário apresentar as certidões de nascimento dos nubentes e a certidão de casamento.
Porém, se o casamento estiver averbado na certidão de nascimento de um dos portugueses, não é preciso apresentar a certidão de casamento deles para dar início ao processo de transcrição de casamento.
Agora que atualizou o estado civil do português, você já está apto para iniciar o seu processo de cidadania portuguesa.
Como encontrar seu antepassado português?
Pode ser mais fácil do que parece. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. Saiba mais aqui.
Precisa de assessoria?
Caso se enquadre em alguma das hipóteses acima, não perca mais tempo, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa!
Comentários
Postar um comentário