Fim do SEF em Portugal: conheça o SEA


É o Fim do SEF em Portugal. O governo português anunciou a extinção do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – em Portugal e o lançamento de um órgão técnico administrativo para tratar de documentação de imigrantes. Entenda tudo no artigo abaixo.

A extinção do SEF em Portugal foi publicada no Diário da República na Resolução do Conselho de Ministros n.º 43/2021, à partir do dia 14 de abril de 2021. Os serviços de competência do SEF serão divididos entre órgãos policiais – Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Polícia Judiciária (PJ) – e técnico-administrativa com a criação Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA).

Por que houve o término do SEF?

A ideia da extinção do órgão já vinha sendo comentada pelo governo há algum tempo com o intuito de separar a competência policial de fronteiras e fiscalização da área de competência técnico-administrativa de atendimento e relacionamento com os imigrantes.
morte do ucraniano no aeroporto de Lisboa fez com que o governo acelerasse a decisão da extinção e reestruturação das funções.

As críticas ao SEF não são de hoje. O órgão já recebeu diversas críticas e acusações por criar esquemas de corrupção para a legalização de imigrantes, facilitação para casamentos “fakes” para a obtenção de nacionalidade, entre outros.

Em uma notícia publicada pelo Jornal Público em 2019, dezenas de pessoas foram detidas devido a corrupção na legalização de imigrantes em uma mega-operação do Fisco. Já em 2020, a notícia que ocupou as páginas dos jornais portugueses, foi a de que o Ministério Público havia acusado alguns desses detidos, incluindo uma inspetora do SEF.

abuso de poder e autoridade também vinham sendo denunciados. Um caso que marcou Portugal recentemente foi a morte do ucraniano Ihor Homenyuk, que desembarcou em Lisboa com o objetivo de trabalhar e foi detido na imigração pelos agentes do SEF. Três inspetores estão sendo acusados de homicídio em flagrante, abuso de poder e de autoridade. O julgamento está previsto para este ano.

No início de 2021, advogados se queixaram com o Ministério Público sobre abusos de poder com imigrantes no Centro dos Aeroportos. Uma brasileira residente em Braga está recorrendo à justiça por abuso de poder por ser obrigada a assinar uma expulsão do país.

Outra crítica bem recorrente entre os imigrantes é com relação aos enormes atrasos na marcação dos serviços e a falha na comunicação entre os próprios funcionários que, por muitas vezes, solicitam documentos que não estão previstos por lei de modo a dificultar o atendimento. Um caso recente, foi a cobrança indevida de taxas para a missão da Autorização de Residência, o qual o SEF foi obrigado a devolver o valor aos imigrantes.

O Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) é o novo órgão criado pelo governo português que dará início as atividades técnica-administrativas do Estado a partir desta quinta-feira, dia 15 de abril de 2021.

Segundo a Resolução do Conselho de Ministros, o SEA tem como atribuições a “concretização de políticas em matéria migratória, como sejam as áreas documental, de gestão de bases de dados, de relacionamento e cooperação com outras instituições e de representação externa, designadamente no âmbito do Espaço Schengen e com as agências europeias de fronteiras e de asilo”.

Função do SEA

Em termos gerais, as funções do SEA passam a ser:

  • Declaração de Chegada em Portugal;
  • Pedido de prorrogação do visto de turismo;
  • Informações gerais sobre imigração e documentação.

Funções atribuídas à GNR, PSP e PJ

Já as competências policiais do SEF foram redistribuídas entre a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Polícia Judiciária (PJ).

Guarda Nacional Republicana

  • Controle e fiscalização das fronteiras marítimas e terrestres;
  • Agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e à expulsão judicial de cidadãos estrangeiros, nas áreas da sua jurisdição;
  • Assegurar a realização de controlos móveis e de operações conjuntas com forças e serviços de segurança nacionais e espanhóis.
Polícia de Segurança Pública
  • Controle e fiscalização das fronteiras aeroportuárias e terminais de cruzeiros;
  • Agir no âmbito de processos de afastamento coercivo e de expulsão judicial de cidadãos estrangeiros, nas áreas da sua jurisdição.

Polícia Judiciária
  • Investigação dos crimes de auxílio à imigração ilegal, associação de auxílio à imigração ilegal, tráfico de pessoas e de outros com estes conexos.
Com o fim do SEF e a redistribuição de suas competências a tendência é tornar o serviço mais eficiente, visto que o SEA vai concentrar-se apenas em questões técnico-administrativas.

Além disso, para a emissão de passaportes portugueses e renovação de autorizações de residência em Portugal, o órgão que ficará responsável será o Instituto dos Registos e Notariado, o que já vai ajudar a desafogar o atendimento do SEA e simplificar os procedimentos.


Como iniciar o Processo de Cidadania Portuguesa?

Você precisa saber quem é, exatamente, o seu antepassado português, pois é necessário apresentar a certidão de nascimento dele para poder dar entrada em seu processo de cidadania. Saiba mais aqui.


Como encontrar seu antepassado português?

Pode ser mais fácil do que parece. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. Saiba mais aqui.


Precisa de assessoria?

Caso se enquadre em alguma das hipóteses acima, não perca mais tempo, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa!

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Freguesia, Concelho, Distrito?

Como encontrar seu antepassado português

Apostila de Haia: o que é, como fazer e quanto custa