COViD-19: Portugal vai aderir ao Certificado Digital da UE a 1 de julho
O mundo ainda está em estado de pandemia apesar de todos os esforços para controlar esta ameaça. As vacinas são um enorme aliado, e quem já foi vacinado poderá circular “livremente” pela Europa bastando para isso ter o Certificado Digital.
Portugal vai aderir a este documento logo a partir de 1 de julho.
Certificado Digital estará disponível em papel e em digital
O Certificado Digital COVID da UE facilitará a livre circulação segura dos cidadãos na UE durante a pandemia de COVID-19. O certificado será introduzido nos Estados-Membros da UE. Os países podem começar já a emitir e utilizar o certificado, que estará disponível em todos os Estados-Membros da UE a partir de 1 de julho de 2021.
Este documento irá estar disponível em papel mas também numa versão digital. Terá um código QR que irá garantir a segurança e a autenticidade do certificado.
Principais características do certificado Digital
- Formato digital e/ou papel
- Inclui um código QR
- Gratuito
- Na língua nacional e em inglês
- Seguro e protegido
- Válido em todos os países da UE
Segundo o Expresso, o desenvolvimento de toda a tecnologia está a cargo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), sendo que o “certificado será gerado usando a informação do Ministério da Saúde encriptada com recurso à infraestrutura da Imprensa Nacional-Casa da Moeda”.
As informações serão apresentadas sob a forma de um código QR, que pode ser eletrónico (no smartphone ou tablet) ou impresso e digitalizado, durante a viagem.
Como funcionará o certificado?
- O Certificado Digital COVID da UE inclui um código QR com uma assinatura digital para o proteger contra falsificações.
- Quando o certificado é inspecionado, o código QR é digitalizado e a assinatura verificada.
- Cada organismo emissor (por exemplo, hospital, centro de testes, autoridade de saúde) tem a sua própria chave de assinatura digital. Todas estas chaves estão armazenadas numa base de dados segura em cada país.
- A Comissão Europeia criou um portal através do qual todas as assinaturas dos certificados podem ser verificadas em toda a UE. Os dados pessoais do titular do certificado não passam pelo portal, uma vez que tal não é necessário para verificar a assinatura digital. A Comissão Europeia também ajudou os Estados-Membros a desenvolver software e aplicações nacionais para a emissão, o armazenamento e a verificação dos certificados, prestando apoio aquando dos ensaios necessários à integração do portal.
Precisa de assessoria?
Caso se enquadre em alguma das hipóteses acima, não perca mais tempo, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa!
Como iniciar o Processo de Cidadania Portuguesa?
Você precisa saber quem é, exatamente, o seu antepassado português, pois é necessário apresentar a certidão de nascimento dele para poder dar entrada em seu processo de cidadania. Saiba mais aqui.
Como encontrar seu antepassado português?
Pode ser mais fácil do que parece. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. Saiba mais aqui.
Comentários
Postar um comentário