NISS: saiba como fazer seu Número de Segurança Social
O que é o NISS?
O NISS é o Número de Identificação de Segurança Social de Portugal.
Esse número permite a identificação da pessoa no órgão de Segurança Social português. Todos os trabalhadores que iniciem uma atividade profissional devem obter o número do NISS junto a entidade.
O número do NISS de Portugal é como o nosso número do PIS do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no Brasil. Todos os meses são descontados valores do salário para o fundo da Segurança Social (usados para a aposentadoria, licença maternidade, licença paternidade, afastamento por doença, desemprego, etc). Em Portugal a aposentadoria é chamada de reforma.
Como obter o NISS
Para obter o NISS é preciso ter uma proposta ou contrato de trabalho. Quem deve comunicar a contratação de um funcionário à Segurança Social é sempre o empregador, a empresa que está te contratando. Ou seja, você deve apresentar todos os seus documentos para a empresa e o seu empregador deve comunicar a Segurança Social.
Caso você seja um trabalhador independente, você deve pedir o seu número diretamente na Segurança Social. Estudantes estrangeiros que morem em Portugal também podem fazer o NISS, desde que obtenham a autorização de trabalho junto ao SEF.
Documentos necessários
Confira a lista de documentos necessários para a obtenção do NISS em Portugal:
- Passaporte válido, com carimbo de entrada legal na Europa (Espaço Schengen) + uma fotocópia;
- Documento do NIF (Número de contribuinte de Portugal) + uma fotocópia;
- Título de Residência (com autorização de trabalho) + uma fotocópia;
- Comprovante de endereço;
- Contrato de trabalho assinado pela empresa;
- Formulários preenchidos.
Após ter todos os documentos entregues na Segurança Social, o número do NISS sai entre 5 a 10 dias. Já o trabalhador recebe uma carta em casa com o seu número e senha para acessar o portal da Segurança Social em até 30 dias.
É importante saber qual o seu endereço cadastrado junto ao governo português. Porque quando se chega em Portugal e se faz o NIF, o endereço fiscal fica o da pessoa que ficou responsável por você nas Finanças. Somente após 6 meses é possível mudar o endereço para o seu próprio.
Tempo para aposentadoria em Portugal
Em Portugal é necessário ter 66 anos e 4 meses (2018) para poder se aposentar, tanto para homens quanto para mulheres. Já o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos. Existem algumas outras exceções e em alguns casos é possível se aposentar antes sem sofrer nenhuma penalização como, por exemplo, ter pelo menos 48 anos de descontos.
Acordo de Segurança Social entre Portugal e o Brasil
Portugal e Brasil também possuem um acordo de Segurança Social entre os dois países-irmãos. O acordo torna igual brasileiros e portugueses que tenham contribuído com a segurança social em Portugal e no Brasil, dando direitos aos trabalhadores.
Com o acordo é possível somar os anos de trabalho e contribuição em um dos países. Por exemplo, o seu tempo de trabalho com carteira assinada no Brasil pode ser somada ao seu tempo de trabalho em Portugal e vice-versa.
Os trabalhadores dos dois países também têm direito a assistência médica pública em caso de mudança de país, tanto para os brasileiros que vão morar em Portugal, quanto para os portugueses que vão morar no Brasil.
Imagem: Unsplash
Precisa de assessoria?
Caso se enquadre em alguma das hipóteses acima, não perca mais tempo, entre em contato conosco, e obtenha mais detalhes para obter a sua nacionalidade portuguesa!
Como iniciar o Processo de Cidadania Portuguesa?
Você precisa saber quem é, exatamente, o seu antepassado português, pois é necessário apresentar a certidão de nascimento dele para poder dar entrada em seu processo de cidadania. Saiba mais aqui.
Como encontrar seu antepassado português?
Pode ser mais fácil do que parece. Através da genealogia você poderá investigar a sua ligação com um antepassado português e, consequentemente, permitirá que você e a sua família solicitem a cidadania portuguesa. Saiba mais aqui.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir